Psicologia
Resumo:O presente artigo pretende, por meio da abordagem sistêmica familiar observar os fatos dentro de uma visão acadêmica contendo aspectos pesquisados numa instituição social com o intuito de conhecer a dinâmica e o funcionamento do local escolhido .Ressaltaremos nesse sentido a função da terapeuta em utilizar instrumentos técnicos correspondentes ao seu seu papel de tranquilizador-diretivo .Inferimos embasamentos teórico fundamentado com a teoria em questão para obter melhor compressão do processo terapêutico.
Palavras chaves:sistêmica, embasamento teórico,processo terapêutico.
Abstract: Thispaper aims,througha systemic approachfamiliarobserve factswithin anacademic viewcontainingaspectssurveyedasocial institutionin order tounderstand the dynamicsand operation of thevenue. Accordinglywe will highlightthe roleof thetherapistto useinstrumentstechnicalcorrespondingto itsroleinreassuring-directive. inferemplacementstheoreticalbasedon the theoryin questionto getbetter compressionof the therapeutic process.
Keywords: systemic, theoretical, therapeutic process.
Introdução
O artigo é resultado de uma pesquisa descritiva realizada através de uma entrevista com a psicóloga que trabalha no CRAS de içara (Centro de Referência da Assistência Social )é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitosassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitosa assistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à