Psicologia
Ao criticar os usuários de substâncias ilícitas, atribuindo-lhes a culpa pela expansão do tráfico de drogas e da violência urbana, o filme gerou grande debate na mídia brasileira. As práticas de tortura por parte dos policiais também foram abordadas, gerando questionamentos quanto a uma suposta transformação de tais personagens em heróis em virtude de suas atitudes frente aos criminosos ou à população pobre e aos moradores de favelas.
Manifestações culturais apresentadas no filme
O filme apresenta locações no Rio de Janeiro e em Brasília; espaços.
Da vida cotidiana, como a favela, o presídio; de representação.
Política, e espaços psicológicos onde os conflitos humanos se.
Desenrolam, como as relações familiares. Dentre várias manifestações culturais espantosas vistas, destaca-se o espaço geográfico dos morros e das favelas, e também a linguagem popular dita com muitas gírias e palavrões.
O próprio filme é uma manifestação cultural, que mostra algo aos brasileiros que não estávamos tão acostumados a ver. A grande visibilidade de o filme mostrar a invasão do poder militar nas favelas do Rio de Janeiro fez com que a maioria dos brasileiros mudasse de opinião. Isso foi uma das maiores manifestações culturais que influenciaram na cultura brasileira nos últimos tempos. Nos mostra uma realidade assustadora e uma cultura decepcionante.
A violência é uma constante social desde a origem da humanidade. Ela sempre fez parte dos diferentes padrões de sociabilidade e em termos de cultura atual, tem revelado sinais de sintomas sociais decorrentes da organização social capitalista; a qual se mostra decadente.
Uma das