Psicologia
Dificuldades de Aprendizagem (D.A.) são diagnosticadas quando os resultados da criança em testes de leitura, expressão e/ou matemática estão substancialmente abaixo do esperado para a sua idade, escolarização e nível de inteligência. A criança com D.A. manifesta assim: dificuldades significativas na aquisição e uso da compreensão auditiva, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas perturbações são intrínsecas ao indivíduo e devem-se, presumivelmente, a disfunção do sistema nervosa central.
As dificuldades de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas actividades da vida diária que exigem capacidades de leitura, escrita ou matemática.
Aparece em crianças com uma inteligência normal ou superior, que não apresentam problemas emocionais ou sociais e que foram submetidas a processos de ensino adequados.
A criança ou jovem com D.A. apresenta frequentemente algumas das seguintes características: * Hiperactividade; * Problemas psicomotores; * Labilidade emocional; * Problemas gerais de orientação * Perturbação da atenção * Impulsividade * Perturbações da memória ou raciocínio; * Dificuldades na audição e na fala;
Nem todas as crianças com D.A. manifestam as mesmas dificuldades. Podemos assim distinguir 4 Perturbações Especificas de Aprendizagem:
Dislexia - Disgrafia - Discalculia - Disortografia
A prática de atividades físicas pelos portadores de deficiência proporcionará e poderá:
estimular a independência e autonomia;
melhorar a socialização com outros grupos;
melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
a melhoria das funções organo-funcionais (aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor);
melhoria na força e resistência muscular global;
melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
manutenção e promoção da saúde
desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para