PSICOLOGIA
1.Ela interfere no comportamento humano através das informações contidas nos gens, podendo interferir na personalidade e na percepção dos estímulos do meio.
2.Através de métodos como a introspecção, hipnose e métodos cartaticos.
3.Subjetividade: é entendida como o espaço de encontro do indivíduo com o mundo social, resultando tanto em marcas singulares na formação do individuo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva.
4.O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?
Funcionalismo importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isto, elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
Estruturalismo está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo: a consciência. Mas, diferentemente irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. O método de observação é o introspeccionismo.
Associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias — das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo.
5.Qual o objeto de estudo da Psicologia para os behavioristas e como ele é caracterizado?
O objeto de estudo da Psicologia para os behavioristas é o comportamento - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. E é caracterizado pelo estudo das relações entre os eventos do meio ambiente (estímulos) e o comportamento (resposta).
6.O que significa a Teoria S—►R?
É o comportamento operante onde “R” é a resposta e “S” o estimulo reforçado