Psicologia
Neste capítulo, é abordado sob diversas perspectivas de autores, o conceito de Psicologia e como ela se aplica na Administração Empresarial.
Entre as abordagens, definem-se as diferenças e relações entre Psiquiatria, Psicanálise e Psicologia. Onde a Psiquiatria é uma especialização voltada ao tratamento do transtorno mental do paciente. A Psicanálise atua através da psicoterapia, aplicando técnicas apropriadas e observando sinais e sintomas do sujeito. Já a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais do individuo.
A Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos. A Psicologia é uma ciência que possui quatro objetivos principais: descrever, explicar, predizer e modificar o comportamento, na Administração, através de algumas tarefas:
• Estabelecer as leis básicas da atividade psicológica;
• Estudar as vias de sua evolução;
• Descobrir os mecanismos que lhe servem de base;
• Descrever as