psicologia
Prof. Angelo Tanno Neto
TRAUMA
O trauma psicológico é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento.
Pressupõe uma experiência de dor e sofrimento emocional ou físico.
Como experiência dolorosa que é, o trauma acarreta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao estresse, envolvendo mudanças físicas no cérebro e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou.
Igualmente, pode acarretar depressão, comportamentos obssessivos compulsivos e outras fobias ou transtornos, como o de pânico.
MECANISMOS de FUGA do INCONSCIENTE
-RACIONALIZAÇÃO - Existe em nós uma luta constante para dar sentido as nossas experiências, uma procura de explicações para nossos fenômenos internos, nossos comportamentos e sentimentos.
-SUBLIMAÇÃO - a sublimação consiste na busca de modos socialmente aceitáveis de satisfazer, ao menos parcialmente, as pulsões do id.
-PROJEÇÃO - é o processo mental pelo qual as características que estão ligadas ao eu são gradativamente afastadas deste em direção a outros objetos e pessoas.
Exemplo seria o fato de tratarmos uma pessoa com hostilidade, justificando a nós mesmos que ela é uma pessoa hostil, mas na verdade o único agente cometendo hostilidade somos nós, a outra pessoa está agindo normalmente.
MECANISMOS de FUGA do INCONSCIENTE
REPRESSÃO – Por ter grande difculdade em conviver c/ impulsos que produzem angústia ou lembrar-se de acontecimentos passados traumáticos ele apaga o fato. “Esquecimento motivado”.
FORMAÇÃO REATIVA – o comportamento é o contrário do que realmente é. Ex: mãe super-protetora.
INTELECTUALIZAÇÃO - "Eu sei, eu já li tudo isso! Não é bem assim, tem muita discussão nova!". É quando se lida de modo intelectual com o problema, afastando os afetos.
INTROJEÇÃO – querer se igualar a quem admira. (Neurônios Espelhos)
COMPENSAÇÃO – compensar defciências existentes ou