Meditação (Saúde Espiritual) e Transformação Social
Meditação e Transformação Social
Por Wanderson Xavier Mendes, Lic. (Umesh Deva) Psicólogo Transpessoal, Membro do CIT, Margii Neste preâmbulo gosto de sugerir inestimável e poderosa exortação: “Quem tiver “olhos” para “ver”: veja! “Ouvidos” para “ouvir”: ouça!”
A Meditação é uma arte e técnica milenar, um processo que vem se desenvolvendo há milhares de anos junto a povos primitivos que a receberam e ou elaboraram com o propósito de provocar experiências não ordinárias de tomada de consciência de verdadeira Unidade, do reino de Luz e dimensões da Verdade e Sabedoria Dentro de Nós Mesmos. A chamada Auto-Realização - nosso Direito de nascimento - muitas vezes inconsciente.
Hoje é cada vez mais evidente e acessível a um número cada vez maior de pessoas a existência de indícios em relatos de antigas escrituras do Oriente (Norte da India) que um extraordinário aborígene conhecido em tal região como Sada Shiva (Senhor Shiva) foi quem começou a difusão desse processo há 7.000 anos. Tal meditação subjetiva extendeu-se veladamente de modo sistemático e rigoroso pelos ramos de literatura, da arte, da dança e da medicina, configurando uma Ciência Milenar Holística da vida.
Recentemente, começa-se a ser investigado, verificado e comprovado de modo inequívoco, também pelas Ciências Acadêmicas de ponta, que ao longo de muitos anos, as ramificações de Tantra*( nome original dessa Ciência Eterna ) foram, à maneira do que ocorreu com o modelo Filosófico-Científico do Ocidente, fragmentando-se em disciplinas cada vez mais especializadas tornando-se os diversos ramos do Yoga que estiveram mais ou menos integrados e são mais ou menos conhecidos. Como por exemplo: Karma Yoga que enfatiza a ação e o serviço ao próximo, Jinana Yoga que enfatiza o auto-conhecimento e Bhakti Yoga que cultiva a devoção amorosa ao Ser, a Suprema e Essencial Consciência, Infinita e Eterna que, como dito acima, habita, mais ou menos conscientemente, o Nosso Interior.
Sabe-se,