Taoísmo na palavra do mestre
Jornal O TRANSCENDENTE – Agosto/Setembro – 2011
O TRANSCENDENTE conversou com Wagner Canalonga, sacerdote taoísta, ordenado Dao Shi pelo Mestre Wu Jyh Cherng – fundador da Sociedade Taoísta do Brasil, falecido em 2004.
Mestre Canalonga é psicólogo acupunturista, especialista em I Ching e ministra cursos, aulas e palestras sobre o Taoísmo, I Ching, Meditação e Medicina Tradicional Chinesa.
Em contato com nossa redação, Mestre Canalonga mostrou-se muito solícito e interessado em nos conceder entrevista, sabendo ele que, suas palavras, esclarecimentos e ensinamentos chegarão a milhares de crianças, jovens e adolescentes por meio de O TRANSCENDENTE, que chega a muitas escolas do Brasil.
Mestre Canalonga, explique-nos, o que é o Taoísmo?
É uma tradição espiritual, de origem milenar, fundamentada na observação da natureza e na busca da perfeita integração do homem com o universo em que vive, com os seres e consigo mesmo. Sua filosofia é baseada no equilibrio entre duas grandes forças naturais, o Yin (escuro) e o Yang (claro), que compõem todos os seres e coisas, sendo também responsável pela sua constante transformação.
Qual a diferença e a convergência entre o Taoísmo religioso e o Taoísmo filosófico?
Originalmente o Taoísmo não era dividido. Dentro da Tradição sempre houve a busca dos mestres pela saúde e longevidade, a partir de práticas de cultivo das energias e essência vitais, com exercícios, alimentação e meditações.
Também foram desenvolvidas inúmeras técnicas para harmonizar o homem com as circonstâncias de sua vida. A observação da natureza, dos seres e de si próprios, permitiu aos mestres taoístas formarem uma visão de mundo e de homem que originou um pensamento filosófico muito profundo, sofisticado e ao mesmo tempo, coerente com as próprias leis naturais.
Junto com tudo isso, também se desenvolveu uma percepção de que a realidade pode ser, e é, muito maior do que os nossos sentidos são capazes de perceber. Isto