Psicologia
Informática (1º termo de PEDAGOGIA)
2013
Prof. Edwaldo Costa guga.aracatuba@terra.com.br Módulo 1 – Introdução à Informática
Os computadores surgiram da necessidade de realizar-se uma grande quantidade de cálculos numéricos em tempo hábil e com segurança, livre de erros. Seres humanos são por natureza criativos, mas dispersivos e impacientes. São capazes de criar métodos eficientes para determinar a solução de quase qualquer problema numérico, mas mostram-se pouco dispostos a dedicar horas, semanas, anos a fio à simples repetição desses métodos, para alcançar o resultado desejado.
1 Histórico e Evolução da Informática
O início clássico sobre processamento de dados remonta os antigos ábacos, que eram utilizados pelos babilônicos por volta de 2000 a.C.
A evolução continua com a calculadora aritmética do francês Blaise Pascal (Pascaline), filósofo e cientista francês, de 1642, que era capaz de somar e subtrair por meio de engrenagens mecânicas semelhantes ao contador de quilômetros de um carro. Em 1671/73, o matemático alemão Gottfried Leibnitz, adicionou à máquina de Pascal, a capacidade de multiplicação e divisão.
Outro importante marco de desenvolvimento no período foi os equipamentos de processamento de cartões perfurados. Esse tipo de equipamento era usado para classificar e tabular grande quantidade de dados, tendo sido desenvolvido pelo americano Herman Hollerith. Sua primeira grande aplicação foi no processamento do censo norte-americano de 1890. Com isso conseguiu obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Calculadoras mecânicas são consideradas precursoras dos computadores, mas não são computadores, pois elas não possuíam memória, nem podiam ser programadas.
Computadores Eletrônicos – Primeira Geração
O primeiro computador eletrônico de propósito geral foi o ENIAC, construído na Universidade da Pensilvânia (EUA), em 1946, sob a responsabilidade de Mauchly e