Artrite reumatoide juvenil
1. CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DE INTERVENÇÃO
2. LEI PARA OS ATENDIMENTOS FISIOTERÁPICOS HOSPITALARES
A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), refere-se a um grupo de doenças caracterizadas por artrite crônica que ocorrem em crianças e adolescentes até os 16 anos. É uma doença inflamatória que acomete principalmente as grandes articulações, promovendo dores insuportáveis ou não, variando de pessoa para pessoa, dentre outros sintomas clínicos.
3. LIMITE DE SESSÕES
A origem correta da AIJ não é totalmente conhecida,por isso chamada de idiopática.Porém existem artigos que levantam a hipótese de que é uma doença que pode ser desencadeada por fatores genéticos já predispostos, por exposição a situações de estresse psicológico, por alterações hormonais, por trauma articular, ou ainda, por infecções bacterianas.
1. REIVINDICAÇÕES DOS FISIOTERAPEUTAS
Existem três tipos mais comuns: a oligoarticular, poliarticular e sistêmica.
A artrite é classificada como oligoarticular, quando são acometidas até quatro articulações, sendo muito frequente os acometimentos em joelhos e tornozelos.As crianças devem ser acompanhadas por oftamologistas,devido a grande incidência de complicações por inflamações oculares,que geralmente não apresenta sinais clínicos externos.Podendo, se não tratadas, evoluir para um glaucoma, catarata e até mesmo acarretar a diminuição da visão.
A maioria das oligoarticulartrite podem ter cura,mas o tratamento deve ser feito para cessar a inflamação articular que desencadeia dor, deformidades e comprometimento de crescimento.
A poliarticular, é assim chamada, porque acomete cinco ou mais articulações, sendo destacadas as articulações dos joelhos, quadris,punhos, cotovelos e até as pequenas articulações de pés e mãos.
O tipo sistêmico é caracterizado pelo desenvolvimento