psicologia
São três os factores que influenciam a personalidade, Influências hereditárias, O meio social, Experiências pessoais.
Teoria da personalidade, Cada teórico encontrou uma definição diferente do que personalidade. Para encurtarmos as divagações adianto que um dos conceitos mais comuns e abrangentes é que "Personalidade é um modo particular como percebemos o mundo e interagimos com o ambiente".
Teoria de freud, Aqueles que se detêm em seu desenvolvimento emocional, e por algum motivo se fixam em qualquer uma das fases transitórias (Freud. 1908), constituem tipos e subtipos de personalidade nomeados segundo a fase correspondente de fixação.
Teoria de Maslow, "… à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas." Teoria da necessidade
Teoria de Erickson, Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva. A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida. Esta teoria concebe o desenvolvimento em 8 estágios, um dos quais se situa no período da adolescência:
1.1 O primeiro estágio – confiança/desconfiança
1.2 O segundo estágio – autonomia/dúvida e vergonha
1.3 O terceiro estágio – iniciativa/culpa
1.4 O quarto estágio – indústria (produtividade)/inferioridade
1.5 O quinto estágio – identidade/confusão de identidade
1.6 O sexto estágio – intimidade/isolamento
1.7 O sétimo estágio – generatividade/estagnação
1.8 O