Guindaste
1º Semestre – Engenharia da Computação/Engenharia Elétrica/Engenharia
Mecatrônica/ Engenharia de Telecomunicações/Tecnologia em Automação
Industrial/Tecnologia em Redes de Telecomunicações
O Projeto Integrado de Módulo tem como objetivo estimular o aluno a articular as competências e habilidades adquiridas nas unidades curriculares de circuitos elétricos e física e matemática aplicada. Ele faz parte do processo de avaliação do aluno e representa 40% da nota A2 das duas unidades curriculares mencionadas.
Para o 1º semestre dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica,
Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Automação
Industrial e Tecnologia em Redes de Telecomunicações propõe-se a seguinte atividade como
Projeto Integrado de Módulo:
Atividade: Montar um guindaste, movido por um mini-motor dc (não pode ser motor de passo), que deverá elevar uma massa de 110 gramas, a distância de 200 milímetros. A velocidade do guindaste deverá ser regulada para atender os seguintes limites de tempo: na velocidade mais alta, o guindaste deverá elevar a massa, de acordo com a distância especificada, em um tempo de 8[s] e na velocidade mais baixa este tempo deverá ser de 12[s]. O motor deverá ser alimentado por bateria dc (pilha) ou fonte de alimentação dc, não podendo esta possuir qualquer tipo de ajuste da sua tensão de saída.
Não pode ser utilizado qualquer método de controle eletrônico para regular a velocidade do motor. A redução de velocidade e o aumento do torque devem ser obtidos através de utilização de engrenagens e/ou polias. Os ajustes finos, para regular a velocidade final do motor, podem ser realizados através de circuitos elétricos simples, contendo resistores e/ou potenciômetros.
Eventualmente, se o Grupo de alunos julgar necessário, pode utilizar transistor bipolar de junção como “driver” de corrente.
Critérios para avaliação