Biomassa
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Quando queimada, a biomassa pode gerar energia na forma de eletricidade, calor ou energia química, no entanto, ela não precisa ser necessariamente queimada para ser útil. Por exemplo, o lixo pode incluir produtos vegetais e animais e, quando deixado para apodrecer, pode criar gás metano, que muitas vezes é armazenado para ser usado para geração de calor e energia.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Principais vantagens da energia Biomassa:
Baixo custo
Fácil armazenamento
Alta eficiência energética
Emissão de menos gases poluentes
Utilização de recursos renováveis
Principais desvantagens da energia Biomassa:
Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida
Contribuição para formação de chuva ácida (biocombustíveis líquidos)
Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais
Grandes impactos ambientais em áreas verdes
Destruição da fauna e flora de determinada região
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/biomassa.htm
Fonte: http://www.dinamicambiental.com.br/blog/sem-categoria/biomassa-conheca-vantagens-desvantagens-desse-energia/
Em termos de energia, o