psicologia
Motivação pode ser definida como uma forma de impulso interno que acontece quando identificamos algo externo que possa ser responsável por suprir alguma necessidade pessoal. Ou seja, é algo individual e se refere ao direcionamento do pensamento, da atenção e da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoas a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser esse impulso provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente). Ou também pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. Algumas pessoas são motivadas outras não; acredita-se que a motivação é uma característica da personalidade e que não pode ser mudada. Existem vários fatores constituintes da motivação e é por serem diversos, que cada um responde de forma diferente a cada situação.
A motivação ela pode ser determinada como um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma determinada meta.
Intensidade
A intensidade é o esforço despendido pela pessoa. Porém não é apenas a intensidade do esforço que levará a resultados esperados, mas a qualidade do esforço também é importante para atingir a meta.
Direção
O esforço realizado deve ir em direção aos objetivos a serem alcançados.
Persistências
A pessoa tem que ter persistência para manter seu esforço, ou seja, o indivíduo continua realizando a atividade até conseguir alcançar seu objetivo ou meta.
Uma pessoa não motiva a outra. Mas devemos observar alguns fatores que podem ajudar um individuo a buscar sua motivação. Essa motivação pode vir através de:
Motivos ou metas que o individuo poderá traçar, a necessidade de uma nova satisfação, os impulsos fisiológicos básicos, o instinto de buscar uma nova atitude, coisas que estimulam o indivíduo, incentivo de outros e interesses pessoais do alcance da