psicologia
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina ‘’Fundamentos Sociológicos da Educação’’, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples e professor-tutor presencial Fabiane Marcondes Bunno.
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
A Sociologia é uma das partes das Ciências Humanas que tem como objeto principal estudar a sociedade, o comportamento humano em relação a sua organização social e as diversas formas que promovem a união dos indivíduos em grupos, instituições e associações, ou seja, a Sociologia estuda os fenômenos sociais.
A Sociologia surgiu como disciplina, tendo em vista a necessidade imposta pelos novos desafios que apareceram com a Revolução Industrial no século XVIII, entretanto o termo “Sociologia” foi criado por Augusto Comte, que idealizava a possibilidade de unificar todos os estudos sobre o homem, tais como História, Psicologia e a Economia, mas, os considerados pais da sociologia da educação foram Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
A Sociologia da educação produz conhecimentos específicos, promovendo a discussão do papel do ensino, da democratização, criando reflexões em torno deste assunto em relação à sociedade.
Atua investigando a escola enquanto instituição social, estudando e analisando os processos sociais envolvidos, tendo em vista que todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, também trouxeram mudanças no contexto educacional.
A sociologia da educação é uma disciplina puramente humanista, pois permite amplia a possibilidade de escolha que os indivíduos têm sobre suas ações, estudando e oferecendo a oportunidade aos estudiosos de compreenderem a realidade sócio educacional, suas teorias sociológicas servirão de embasamento teórico para esta tão importante disciplina: Sociologia da Educação.
Estudando a história, percebemos que a sociologia nasceu da necessidade do