Estudante
a) 300 cal.
b) 700 cal.
c) 2,5 cal.
d) 0,4 cal.
CORREÇÃO
1ª Lei da Termodinâmica: ΔU = Q – τ ⇒ ΔU = 500 – 200 = 300 cal.
OPÇÃO: A.
2. Como conseqüência da compressão adiabática sofrida por um gás, pode-se afirmar que
a) a densidade do gás aumenta, e sua temperatura diminui.
b) a densidade do gás e sua temperatura diminuem.
c) a densidade do gás aumenta, e sua temperatura permanece constante.
d) a densidade do gás e sua temperatura aumentam.
CORREÇÃO
Aplicação da 1ª Lei da Termodinâmica, ΔU = Q – τ, e conhecimento sobre o significado de Adibática. Significa que ocorre tão rápido que não dá tempo de trocar calor. Sendo assim, Q = 0 e
ΔU = – τ. Sem tantas preocupações com sinais, pense em termos de energia.
Ao comprimir um gás, quem gasta energia é você. Como a energia se conserva, ele deve ir para algum lugar, no caso, o próprio gás! Sua temperatura aumenta. Agora, no decoreba, ao comprimir o trabalho é negativo. Menos com menos da fórmula dá mais, ΔU – ligado à temperatura – vai aumentar. Veja o esqueminha com a compressão. Além disto, por ocupar menos volume, a densidade do gás aumenta.
OPÇÃO: D.
Quando pressionamos um aerossol e o gás sai, sentimos um abaixamento na temperatura do frasco. Veja a figura. Este resfriamento é explicado pelas leis da Termodinâmica. Escolha entre as opções abaixo aquela que representa a melhor explicação para este fenômeno. a) O gás está sofrendo uma expansão rápida, ou seja, adiabática.
Ao realizar trabalho para se expandir, ele gasta sua energia interna e isto se manifesta no abaixamento de sua temperatura.
b) A abertura da válvula do aerossol permite a troca de calor com o ambiente. Calor do gás sai pela válvula, reduzindo sua temperatura.
c) Ao apertarmos a