PSICOLOGIA
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia Elândia Alves Carvalho / 6508252949; Fabrícia M D M Carvalhais / 6948480227; Iolanda Cerqueira Ferreira / 6506274585; Jusilene Ferreira da Silva /6788347995; Lucineide Alves da Silva / 6506274585;
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia”, sob orientação do professor-tutor à distância Lucilane Borges
Belo Horizonte, MG
Setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Estão sendo contemplados neste estudo, alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos que influenciaram a educação brasileira.
Enfatizaremos as teorias de alguns pensadores que contribuíram para o avanço da educação , bem como as suas implicações pedagógicas inseridas em determinados contextos..
FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Freud (1856 – 1939), foi um médico vienense que transformou a maneira de pensar a vida psíquica. Através da investigação sistemática sobre os sonhos, as fantasias, os esquecimentos e a interioridade do homem, criou a psicanálise.
Formou-se em medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em psiquiatria. Trabalhou em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava. Começou a clinicar atendendo pessoas com problemas nervosos, utilizando com instrumento de trabalho a hipnose.
Desde o início de sua prática médica utilizou a hipnose com a finalidade de obter a história da origem dos sintomas . Mais adiante utilizou o método catártico e aos poucos abandonou a hipnose passando a utilizar a técnica de concentração, que também foi substituída pela fala desordenada do paciente, como dizia Freud:
“ (...)constituíram a base principal da