introdução
O Homem através da sua capacidade de raciocínio percebeu, gradativamente, a necessidade de constituir grupos de pessoas e de viver em sociedade.
Assim, conseguiu desenvolver ao longo de sua existência um modo de vida e uma tecnologia de produção capaz de garantir a sua sobrevivência no planeta. Desta forma, percebe-se através da história que as atividades do processo de produção evoluíram com o homem de acordo com as suas demandas e necessidades.
A segurança é imprescindível quando se trata em manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Em um mundo em que, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a valorização do elemento humano é primordial para o sucesso de qualquer organização.
A segurança do trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ação, o reconhecimento e o controle dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo. A higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos voltados para a busca da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas tendo como objetivo a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que ele adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho, através do controle dos riscos ambientais.
Assim, a higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter o nível de saúde dos colaboradores de uma empresa, propondo-se a prevenir as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente de trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir as condições inseguras e educá-los a utilizarem medidas preventivas.
A análise de risco é definida, como um conjunto de conhecimentos (metodologia) que avalia e deriva a probabilidade de acontecer um efeito adverso por um agente