festas da espanha
Valência e sua típica eclosão social ficam representadas ao máximo em cada uma de suas comemorações e festividades ao longo do ano; e embora na sua maioria de costumes tradicionais e milenários, também se misturam com o presente. A maior parte destas atividades e comemorações acontece na rua, onde prevalece incondicionalmente esse caráter tão buliçoso e extrovertido que caracteriza aos valencianos. As comemorações mais comuns têm a ver com suas raízes populares somadas a sua extrema pluralidade cultural, e incluem de típicos ritos religiosos até fogos, pólvora e diferentes músicas. Alguma das comemorações mais importantes de Valência entre outras são: as Fallas, a Virgem dos Desamparados, a Semana Santa Marinheira, a Feira de Julho, o 9 de outubro, e o Corpus Christi.
CORPUS CHRISTI
As FallasConsideradas hoje em dia como o emblema festivo por excelência da cidade, as Fallas, declaradas de Interesse Turístico Internacional e dedicadas a São José, se encarregam de anunciar a chegada da tão esperada Primavera. Trata-se de um importante número de monumentos construídos a base de poliuretano ou papelão sobre uma armação de madeira que desfilam pelas ruas valencianas de 15 de março até o dia 19. Neles se representa através do humor, a sátira e claro a arte, tanto personagens quanto pequenas partes do cotidiano, cenas, amores, desamores que na noite de São José deverão ser purificados com o fogo.
AS FALLAS
A Virgem dos Desamparados
Embora exista um ícone religioso de adoração em Valência, este é sem dúvida a Patroa da Cidade, Virgem dos Desamparados, ou simplesmente a "Geperudeta", como costumam chamá-la em tom carinhoso por causa da sua posição quase encurvada. Sua festa comemora-se no segundo domingo do mês de maio, utilizando-se para a procissão uma imagem realizada por Carmelo Vincent datado em 1945, denominada "A Peregrina". As atividades durante a comemoração são múltiples, desde um concerto da Banda