psicologia
No ano de 2011, a psicologia como uma disciplina formal completou mais de 100 anos. Ao invés de um ou dois movimentos dominantes, partes demuitos movimentos passados – behaviorismo, teoria psicanalítica, humanismo, e a perspectiva cognitiva – são, hoje, estudados e expandidos por psicólogos. Também, psicólogos tem recentemente tentadoentender o fenômeno psicológico no contexto da evolução ou no contexto de diferentes culturas. Dado a história da psicologia, não deveria vir como surpresa, que correntemente, não existe uma abordagemdominante em uso. Psicologia tem sido sempre um assunto que envolve muitas raízes, muitas outras áreas e abordagens, e pelo menos, aparentemente, está destinada a continuar dessa maneira.
Nas páginasque seguem, listei em ordem cronológica, as informações por mim compiladas. Sempre que possível, e disponível na literatura de referencia, eu inseri dias e meses para uma melhor aproximação. Porém, amaioria dos textos que revi sobre a história da psicologia não conta com o benefício de tal precisão, aliás, muitas vezes tive que satisfazer-me com o notório “ c.” , ou utilizar-me apenas da descriçãodo século em que algo ocorreu. O leitor notará que será difícil saber em qual dia ou mês um dado evento ocorreu, isto se dá pela falta de informações disponíveis.
Fica aqui meu convite aos leitoresdeste trabalho, a enviar-me suas sugestões, novas inclusões à linha do tempo. Gentilmente peço aos leitores que se utilizem de meu e-mail: lemernc@yahoo.com para estabelecer comunicação comigo, enviarcríticas, sugestões e novo material a ser incluído nas próximas edições. Saibam que esta linha do tempo tornou-se uma agradável compulsão que não combaterei com qualquer tipo de terapia, pois, estoude total, apaixonado pela psicologia e sua