cfgxlçkjnhh

1121 palavras 5 páginas
Introdução
As fraudes contábeis no Brasil são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central (Bacen). A CVM, criada pela Lei 6.385, de dezembro de 1976, regulamenta e fiscaliza as bolsas de valores no Brasil como a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF), sendo responsável pela auditoria das companhias de capital aberto e pela fiscalização da emissão, registro e distribuição de títulos emitidos pelas sociedades anônimas de capital aberto. Em outubro de 2001, foi editada a Lei 10.303, a chamada Lei das S.A. (Sociedades Anônimas), que auxilia o órgão na regulamentação e fiscalização das empresas brasileiras.
Fraude é um assunto de preocupação mundial, pois pode causar o envolvimento de grandes corporações em escândalos contábeis ou, até mesmo a entrada súbita em processo de falência. As consequências são sociais, políticas, econômicas e financeiras, logo, os resultados são as perdas de postos de trabalhos, perda de arrecadação de tributos e contribuições para o governo, prejuízo no mercado de capitais decorrente da perda de confiança dos acionistas, etc. As fraudes contábeis são aquelas que ocorrem devido à aplicação de práticas contábeis indevidas e se difere do gerenciamento de resultados.
A seguinte pesquisa irá mostrar dentro desse contexto de fraudes, que os demonstrativos contábeis acabam perdendo a credibilidade, e estudos relacionados às fraudes já ocorridas podem contribuir para o esclarecimento e resgate da confiança dos usuários.
A fraude não é apenas o furto comum, pela subtração de bens, mas toda lesão tramada, utilizando práticas desonestas. Sá (1982)Fraudes Contábeis
As fraudes contábeis são realizadas através de maquiagens dos balanços, falsidades nos dados contábeis e aproveitamento malicioso de estruturas societárias internacionais. Muito analistas acreditam que o

Relacionados