psicologia
Área de Broca:
A área de Broca é uma zona específica, localizada no hemisfério cerebral esquerdo, com a função de produção da linguagem e suas capacidades expressivas, ou seja, permite falar, emitir palavras: manter um discurso, nomear realidades, noções de sintaxe…
Paul Broca (em 1861) notou que os seus pacientes com dificuldades na produção de linguagem falada apresentavam lesões no córtex pré-frontal inferior do hemisfério esquerdo, área hoje com a denominação de área de Broca. Foi também o primeiro a notar a dominância do hemisfério esquerdo no que toca à linguagem.
Estudos realizados mais recentemente (em relação á descoberta da área) mostraram que esta é subdividida em regiões com diferentes funcionalidades relativas a aspectos da linguagem, sendo o seu papel na mesma muito mais extenso do que o que se achava. Contudo estes estudos não são suficientemente profundos para determinar que áreas da fala são mais controladas pela área de Broca.
Afasia de Broca:
Afecta as propriedades expressivas da linguagem. Sintomas:
Fala lenta, interrompida e mal articulada
Entoação prejudicada
Dificuldade em encontrar as palavras que deseja
Gramatica simplificada, omissão principalmente de elementos de ligação
Lesões apenas nesta área não produzem, contudo, défices na compreensão da linguagem, apenas na produção de fala. Continua a compreender normalmente a linguagem escrita e oral, com dificuldades apenas a nível pessoal no que toca a emitir um discurso
Causas:
AVC (acidente vascular cerebral – geralmente) http://www.youtube.com/watch?v=_7y8VLSj-H4 (a partir do minuto 2:27 apenas)
Área de Wernicke:
A área de Wernicke é uma zona específica, também do hemisfério esquerdo do cérebro, para interpretação e associação das informações, ou seja, compreensão da linguagem escrita e oral, capacidades receptivas da linguagem.
Carl Wernicke foi quem descobriu esta área (em 1874), demonstrando a existência então de