Psicologia
0
Carreira é a qual o profissional define para sua vida, começa em um cargo de menos responsabilidade para adquirir experiência e vai crescendo dentro da própria empresa ou em outra. Para isso são necessárias várias competências como comprometimento, responsabilidade, postura profissional e muito trabalho. O investimento da pessoa em marketing pessoal, coaching e cursos profissionalizantes garantem o emprego e promovem até a ascensão profissional.
Sucessão é a qual a empresa oferece para o profissional, um plano com cargos e salários definidos, uma oportunidade de ser promovido dentro da organização. Um plano de sucessão bem desenvolvido é a principal garantia da empresa continuar seu crescimento sem perder mercado. A busca por CEOS dentro da empresa tem crescido muito, espera-se que pessoas que já conhecem a cultura e os valores da empresa tendam a ser mais assertivos quanto às tomadas de decisões.
A dificuldade em “passar o bastão” dificulta o aprendizado dos novos lideres e não se tem a oportunidade de descobrir novos talentos. Existe um conflito muito grande acontecendo nas empresas entre gerações, os novos profissionais, a chamada geração Y, nasceram após os anos de 1977 e são marcados pelas características da era da tecnologia, são informais, imediatistas, e não tem medo em falar a verdade para seus superiores. Como geralmente seus superiores são da geração X ou Baby Boomers, não aceitam tanta liberdade.
O perfil da geração X, nascidos entre 1965 e 1977, buscam equilíbrio entre o material e a qualidade de vida, gostam de alguma informalidade no trabalho, vivem a frustração da geração anterior, os chamados Baby Boomers, pessoas que nasceram entre 1945 e 1965, na época da ditadura, os workholics (trabalham muito), valorizam o status, as conquistas materiais, formam alianças para atingir seu objetivo e existe também a geração dos veteranos, os que nasceram entre 1922 e 1945, conservadores, viveram entre duas guerras,