psicologia
CURSO DE PSICOLOGIA
VIVIANE MARQUES CAPONI
PSICOLOGIA SOCIAL II
Sinop/MT
2014
PSICOLOGIA SOCIAL II
Titulo.
A importância da comunicação familiar
Trabalho apresentado à disciplina do curso de Psicologia, Psicologia Social II – da Faculdade de Sinop - FASIPE, como complemento de nota do Primeiro semestre matutino.
Profª: Karine Fogaça Langner
Sinop/MT
2014
A importância da comunicação na família
O dialogo entre família é essencial para que haja entendimento de ambas as partes. Um bom dialogo refere-se a compreensão, respeito e conhecimento sobre o outro, saber ouvir e não apenas mostrar autoridade por parte dos pais, principalmente aqueles que tem filhos adolescentes, esses que passam por uma tremenda frustação quando não compreendidos entrando em conflitos com os familiares.
Dar tempo ao outro para que possa ser entendido o que foi dito e o que se quis dizer. A comunicação é a compreensão de ambos os lados e para que seja possível, é necessário também obter o silêncio quando necessário, onde se demonstra a capacidade de escutar e respeitar não apenas a opinião do outro, mas também seus sentimentos e medos. A comunicação entre família não deve ter apenas quando ocorre algum acontecimento no qual os mesmos não aceitam, ou gostam, mas sim todos os dias, procurar saber do outro, uma simples troca de informações do dia a dia um do outro, para que tenha o conhecimento sobre a vida diária do mesmo, para que com o tempo construa uma segurança em conversar, contar, se expressar naquilo que se sente.
A comunicação se faz quando a compreensão e aceitação de ambas partes de querer comunicar-se, saber aceitar o outro, se colocar no lugar do outro, reconhecer as qualidades e limitações próprias e do outro. Assim podemos obter um ambiente saudável entre nos e nossos familiares, de paz,