psicologia
Estágio menos evoluído - primitivo - figuras 1 e 2
Estágio mais evoluído - civilizado - figuras 3, 4 e 5
Selvageria - figuras 1 e 2
Barbárie - figura 3
Civilização - figuras 4 e 5
Na figura 1 e 2 podemos ver que a construção é bem primitiva, feitas com pedras, podendo ser considerados como estágio menos evoluído e consequentemente selvageria.
Na figura 3 podemos notar uma transição( barbárie ) do menos evoluído para o mais evoluído, pois as construções já era com tijolos, mais arquitetadas.
Nas figuras 4 e 5 está bem claro que se trata do estagio mais evoluído de uma civilização, com grandes construções e diferentes modelos.
Pode-se afirmar agora, que a selvageria precedeu a barbárie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbárie precedeu a civilização.
Parte II
Como a mente humana é complexa e variada, também o são as instituições, invenções e descobertas criadas a partir dela. Não é correto dizer que os mesmos fenômenos se desenvolvam da mesma maneira e a partir da mesma causa em todo lugar, afirmando que há uma multiplicidade de caminhos para que esses fenômenos possam se desenvolver.
Civilização não é algo absoluto, mas é relativa e nossas idéias e concepções são verdadeiras apenas na medida de nossa civilização.
Cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos de sua própria cultura. Com isso, realizar a avaliação sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, e estruturar o corpo social a partir de suas próprias características.