“Métodos de Avaliação de impacto Ambiental”
“Métodos de Avaliação de impacto Ambiental” (no mínimo três).
Você poderá utilizar-se de material pesquisado na Internet ou de literatura encontrada na Biblioteca. Entre muitos livros que abordam este tema "BRAGA,
B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento
Sustentável. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005", que faz parte das nossas Referências Bibliográficas do “Texto Teórico”, é uma ótima opção.
1. Métodos “ad hoc”;
Consiste em reuniões de um grupo de especialistas, com formações variadas, escolhidos de acordo com o tipo de projeto a ser analisado, os quais realizam a avaliação, numa abordagem inicial, dos principais impactos do empreendimento.Pode ser considerado como um método indicado para uma análise prévia dos impactos prováveis de um projeto, sendo útil na definição da melhor alternativa a ser adotada.
2- Listagens de controle: simples, descritivas, escalares, escalares ponderadas;
Apresentam uma relação dos impactos mais relevantes de um empreendimento, podendo associá-los às características ambientais afetadas e às ações que os provocam.Essas listagens podem constar de uma simples relação de impactos, como também atribuir pontos aos mesmos, de forma a indicar sua magnitude, ou, ainda, fazer uma comparação entre diversas alternativas para um empreendimento.
As listagens podem ser apresentadas, também, na forma de questionários.
Impacto de um projeto sobre vetores de doenças
a) Existem, na área, problemas de doenças transmitidas por espécies de vetores, tais como, mosquitos, pulgas e caracóis?
Sim________ Não________ Desc. ________
b) Existem esses vetores associados a: habitats aquáticos? Sim________ Não________ Desc. ________ habitats florestais? Sim________ Não________ Desc. ________ terras agrícolas? Sim________ Não________ Desc. ________ habitats degradados? Sim________ Não________ Desc. ________
assentamentos