Métodos de avaliação de impactos ambiental
ALGUNS DOS PRINCIPAIS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de referência nos estudos ambientais para se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental. Também são usados para padronizar e facilitar a abordagem do meio físico, que em geral leva em consideração vários aspectos.
A Instrução Normativa s.nº/s.d. do SEMA coloca que o EIA pode ser realizado utilizando "quaisquer metodologias de abordagem, desde que em acordo com a literatura nacional e/ou internacional sobre o assunto". Porém, deve-se tomar cuidado pois, a maioria dos métodos apresentam caráter subjetivo na abordagem do meio físico. Portanto, devem ser utilizados critérios bem definidos para a escolha do método a ser usado, ou seja, cada método tem uma aplicação definida, sendo utilizado conforme o caso (Leite, Fornasari Filho & Bitar, 1990).
Nos quadros a seguir são apresentados alguns dos principais métodos de avaliação de impacto ambiental, mostrando uma descrição sucinta, aplicações, vantagens e desvantagens e exemplos (modificado de Moreira, 1992 apud Aguiar, 1997).
MÉTODO
AD HOC
DESCRIÇÃO
Reunião de especialistas
APLICAÇÃO
Avaliações rápidas
VANTAGENS (+) /
DESVANTAGENS (-)
+ Rapidez e baixo custo
- Alto grau de subjetividade.
EXEMPLOS
Delfos
Os métodos Ad Hoc são elaborados para um projeto específico, identificando normalmente os impactos através de longa reflexão, caracterizando-os e sintetizando-os em seguida por meio de tabelas ou matrizes.
MÉTODO
CHECKLIST
DESCRIÇÃO
Listagens de fatores e impactos ambientais
APLICAÇÃO
Diagnóstico ambiental até a comparação de alternativas
VANTAGENS (+) /
DESVANTAGENS (-)
+ Memorização de todos os fatores;
- Não identifica: impactos diretos e indiretos, características temporais e dinâmica dos sistemas
EXEMPLOS
Threshold of Concem;
Batelle
Os métodos Check-Lists são