Métodos de Avaliação de impacto Ambiental
Método Ad Hoc
Nos métodos denominados Ad Hoc para avaliação dos impactos são promovidas reuniões com a participação de técnicos e cientistas especializados , que tenham conhecimento teóricos e práticos em setores relacionados ás características do empreendimento e análise.
Nessas reuniões podem ser utilizados questionários previamente respondidos por pessoas com interesse no problema e só circunstancialmente com formação científica ou profissional relacionada ao tema sob análise, de modo subsidiar os pareceres dos especialistas.
Essas reuniões , dirigidas de maneira a permitir uma visão integrada da questão ambiental, permitem obter rapidamente informações quanto aos impactos prováveis e possibilitam o cotejo e a classificação de alternativas. Entretanto ,são possíveis de crítica em razão da grande subjetividade envolvida as opiniões e do risco tendenciosidade desde a avaliação até a escolhe dos participantes
Em resumo , apresentam:
Como vantagens –rapidez na identificação dos impactos mais prováveis e da melhor alternativa e a viabilidade de aplicação mesmo quando as informações são escassas ;
Como desvantagens –vulnerabilidade a subjetividades e a tendenciosidades na coordenação e na escolhas dos participantes
MÉTODO DAS LISTAGENS DE CONTROLE
As listagens de controle são uma evolução natural método anterior. Especialistas (ad hoc ou não) preparam listagens de fatores (ou componentes) ambientais potencialmente afetáveis pelas ações propostas. Com o decorrer do tempo , essas listagens tornara-se disponíveis para um grande número de empreendimento padrão e facilmente acessíveis pela bibliografia especializada .
Em resumo, apresentam
Como vantagens – simplicidade de aplicação ,reduzida exigência quanto a dados e informações
Como desvantagens – não permitem projeções e previsões ou a identificação de impactos de segunda ordem.
MÉTODO DA SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS
O Método da superposição de cartas