psicologia
O texto descrito nos relata basicamente o método de Sartre, seu método biográfico colocando nossas vistas ao seu pressuposto teórico e metodológico.com tudo no inicio do século XX foram levantadas questões sobre disciplinas do século anterior (sociologia, antropologia, história etc...),chegando ao ponto de ser questionado por vários teóricos tais como: Vigotski e Politzer.
Eles representavam na época a critica sobre a psicologia científica que ser tornava cada vez mais forte pois, estava junto á ela a psicologia filosófica, a experimental e comportamental. Edmund Husserl teve uma grande participação contribuiu com seus trabalhos feitos no final do século XIX que foi usado por Vigotski, Politzer, A proposta da fenomenologia de Husserl consiste em adotar para si a postura de que só é possível chegar ao fenômeno indo a ele ao modo como ele se apresenta e não tomar como ponto de partida sistemas de verdades com suas premissas ou hipóteses.ou seja para psiquiatra fenomenológico a situação do paciente deve ser sempre feito a partir de uma análise rigorosa sobre a pessoa Em sua obra “O Existencialismo é um Humanismo”, Sartre cita que o fato de a existência preceder a essência, faz com que o Homem seja inevitavelmente responsável pelo que é. Esse é o princípio de toda sua filosofia. O Homem nada mais é do que aquilo que faz de si, o que se projeta num futuro.
O método biográfico que Sartre recomenda de investigação do sujeito é uma forma de compreensão total e ampla do individuo, visto como segundo-mundismo, partindo sempre do singular para o universal, e do universal para o singular, procurando sempre fazer uma ligação dos fatos concretos da vida individual deste sujeito, com o momento histórico e circunstancial vivido pelo mesmo.
Já no método biográfico em Sartre, ele fez uma linha descritiva, não seguindo os parâmetros da narrativa dos fatos ou descrevendo