psicologia
Faculdade de Psicologia - Curso de Psicologia - Campus Coração Eucarístico
Psicomotricidade - Profa.: Érika Fróis
Alunos: Angelo André de Souza / Akauito Elcino Teixeira Moreira/ Carolina Abreu / Judy Cavenago / Monique Villamorim / Natália Resende
Resumo
FONSECA, Vitor da. Introdução. Abordagem Pluridimensional da psicomotricidade. cap. 1. In: Terapia Psicomotora: Estudo de Casos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-38.
Introdução
Nesta obra o autor apresenta algumas bases epistemológicas da Terapia Psicomotora, considerando que na terapia psicomotora o biológico e o social estão inter-relacionados. Sendo a terapia psicomotora um estímulo do potencial de adaptação, interação e aprendizagem de crianças com imaturidade psicomotora e problemas de desenvolvimento.
O livro também aborda a psicomotricidade em sua vertente terapêutica e duas de suas aplicações: o diagnóstico clínico e a intervenção terapêutica, correlacionando-os com o estudo de casos.
O autor entende a psicomotricidade como um campo multi e transdisciplinar de estudo, oriundo de várias vertentes teóricas, que investiga as relações e as influências, recíprocas e sistêmicas, entre o psiquismo e a motricidade, e que, portanto interessa a vários profissionais que lidam com crianças que apresentam problemas de desenvolvimento, adaptação e aprendizagem. Ele observa também que a teoria, o modelo de avaliação dinâmico e a variedade de intervenções da psicomotricidade, que se originou como prescrição neuropsiquiatra infantil, proporcionam grandes instrumentos de trabalho em diversos campos, principalmente da saúde mental e da educação. (FONSECA, 2008, p. 9)
O psiquismo, dentro desta perspectiva de diversos campos, é concebido como sendo composto pelo “funcionamento mental total” (FONSECA, 2010). Fonseca afirma que este funcionamento integra “as sensações, as percepções, as imagens, as emoções, os afetos, os fantasmas, os medos, as projeções,