Psicologia
a) Identificar as Funções Mentais do Paciente (as que forem possíveis de se ter uma idéia a partir do caso relatado).
Atenção – sem alterações; normovigil e normotenaz.
Senso-percepção – sem alterações.
Memória – sem aparentes alterações.
Orientação – bem orientado. Distingue bem os episódios da infância e do presente.
Consciência – sem alterações. Tem consciência do seu próprio Eu e daquilo que lhe aflige (no caso, o problema de ereção).
Pensamento – sem alterações.
Linguagem – sem alterações.
Inteligência – sem aparentes alterações.
Conduta – através de sua fala apresenta traços de irritabilidade, agressividade e impulsividade perante à situações de stress.
Afeto e humor – através de seus relatos sobre sua adolescência e ainda de seu momento atual, foi possível constatar que este apresenta retraimento e tensão quando uma mulher se aproxima de forma rápida, podendo isso remeter a episódios de sua infância, no qual sua mãe o batia. Também apresenta baixa autoestima, pois se intitula como incapaz para realizar algumas coisas, como aspirações profissionais. Isso se pode levar ao fato de que, o pai o fez sofrer durante anos por não ir bem na escola, formando-se apenas para agradá-lo. No entanto, parece nunca ter tido o sentimento de confiança em si e naquilo que sabe, tanto que relata sentir-se pressionado por pessoas mais bem sucedidas que ele. Se sente irritado em algumas situações, quando relatou que brigou com sua ex-mulher e com uma atendente. Demonstrou também sentimentos hostis, em especial em uma briga que teve com sua ex-mulher, em que relatou ter batido nela de leve e ter sentido vontade de mata-la, tendo que se controlar. Além disso, percebe-se uma ansiedade e tensão em relação à sua impotência sexual, pois ele diz sentir-se excitado, porém na hora do ato não consegue manter a ereção, o que o incomoda.
b) Realize uma Avaliaçao Multiaxial, pelos dados que vimos em aula (hipótese em Eixos). – pode ser usado o