Psicologia
Regime pós-laboral
Consulta psicológica
Docente: Dra. Esmeralda Macedo
Trabalho realizado por:
Ana Filipa Santos Nogueira
2009
INTRODUÇÃO
Definição da federação Mundial de Musicoterapia. A quem se aplica a Musicoterapia.
BREVE HISTÓRIA DA MUSICOTERAPIA
Desde os povos primitivos até aos dias de hoje.
MÉTODOS E TÉCNICAS
MÉTODO JOST
MÉTODO ORFF
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SITES
O que é a musicoterapia?
De acordo com a definição oficial da Federação Mundial de Musicoterapia:
“Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.”
A quem se aplica?
A musicoterapia pode ser aplicada a qualquer pessoa susceptível de ser tratada com esta terapia. Tem melhor efeito nas pessoas “virgens de conhecimentos musicais” por existir mais facilidade para se introduzir no contexto não-verbal. É indicada particularmente em doenças como: autismo e esquizofrenia sendo a primeira técnica, nestes casos, de aproximação.
Nos povos mais primitivos, era comum considerarem um animal como um antepassado encarnado que vinha para os proteger dos perigos que rodeavam o mundo e, “…de tempos em tempos celebravam festas em que eram imitados os movimentos, sons e outras