psicologia
1) Qual ênfase a sua empresa atribui em relação aos profissionais no ambiente de trabalho, ou seja, a empresa estimula o relacionamento efetivo, a transparência na comunicação, respeito às diferenças individuais, evitando o preconceito, a angústia difusa no ambiente de trabalho? Caso contrário, o que ocorre e quais sugestões você daria para esta mudança?
R: Por se tratar de uma Microempresa, o convívio e a comunicação da proprietária com o funcionário é boa e amigável. A proprietária permite a funcionária a ter liberdade de expressar, opina e questiona algo que esteja incorreto na empresa. A maneira com que a proprietária trata a funcionaria é muito respeitada, ela não vê classe social e nem aparência.
Por tanto não há desrespeito, nem descriminação na raça e nem angustia no meio de trabalho.
2) A empresa soluciona os problemas relacionados ao desempenho de seus funcionários utilizando –se da abordagem comportamental (controle, punição, reforço positivo ou negativo)? Se não, proponha ações baseadas nesta teoria.
R: A proprietária da loja é muito presente nos resultados da empresa e no desenvolver do meu trabalho, todas as minhas tarefas desempenhadas são posteriormente monitoradas por ela, e quando necessário ela elogia ou me corrige.
Essas avaliações periódicas feitas pela proprietária da loja são ótimas, porem, eu sugiro que seja adotado a cultura de comissões, pois, isto causaria uma motivação maior para vender, o que seria bom para ambas as partes.
3) De acordo com MORENO (1984, p.58), “[...] Uma grande parte da psico e sociopatologia humanas pode ser atribuída ao desenvolvimento insuficiente da espontaneidade..., força menos desenvolvida nas pessoas, freqüentemente, inibida e desencorajada pelas instituições culturais”. Descreva situações no seu dia-a-dia de trabalho que estimulem ou desestimulem o desenvolvimento da espontaneidade e criatividade dos profissionais da organização. Caso não ocorra, proponha melhorias