Psicologia
Curso de Administração
Alunos: Eduardo Zanetti Geisson Pereira
Sociologia das Organizações
Mariana/MG
2014
Questão 1. No texto de Charles Perrow, “Perspectivas Sobre as Organizações”, o autor identifica que há uma perspectiva sociológica no estudo das organizações que é distinta das perspectivas da psicologia e da administração científica. Quais são as características específicas da consciência sociológica sobre as organizações relatadas no texto? Em que ela se diferencia das abordagens que partem das concepções de que “as organizações são as pessoas” ou de que administrar “é uma questão de liderança”?
R: As características da consciência sociológica é a visão de como a instituição é impactada por vários fatores, como: o meio ambiente de trabalho, a inclusão de um novo funcionário, uma nova tecnologia... O que pode ser verificado na prática como a diferença de cada pessoa pelo meio onde nasceu e foi criado e como isso impacta na sua personalidade.
A frase ‘’as organizações são as pessoas’’, exclui os recursos que nela utilizamos e dependemos (equipamentos, máquinas, etc). E interfere também no fato que a maioria dos erros são humanos atualmente, visto que no passado não existia maquinários tão eficientes, tornando a visão de liderança quase inutilizada na época.
Os sociólogos opõem-se ao fato de que só o meio ambiente externo interfere na vida social da pessoa e que a organização também influencia. Ou seja, a empresa também ‘’molda’’ os funcionários.
Questão 2. O fracasso da seleção brasileira na última Copa do Mundo pode ser encarado sob vários aspectos. Luiz Felipe Scolari ficou conhecido como o técnico que agia como um líder ao despertar o ânimo do time, motivando-o a jogar. Tendo em vista a perspectiva sociológica colocada por Charles Perrow, faça a crítica dessa estratégia empreendida por Felipão.
R: Como bem citam os textos complementares, o técnico