O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ASSÚ
ANTONIA KALIENE DA SILVA
LIDIANE KELLY G. DA SILVA
RESUMO
A Geografia é vista por muitos estudiosos como a única disciplina capaz de acompanhar as transformações ocorridas nos espaços geográficos. Mas, assim como as outras disciplinas é objetivo da Geografia formar um aluno como agente transformador da sociedade. A Geografia precisa ser trabalhada a partir da realidade das crianças. Entretanto, os livros didáticos de Geografia trazem conteúdos, gravuras, exemplos que não condiz com as vivências dos alunos, pois o ensino de Geografia deve dá mecanismos para que o aluno compreenda o espaço geográfico no qual ele está inserido. O PCN de Geografia diz que a paisagem local, o espaço vivido pelos alunos deve ser o objeto de estudo ao longo dos dois primeiros ciclos. Por isso, resolvemos pesquisar como acontece a prática do ensino de Geografia nas escolas da rede pública de Assú/RN e verificar se os professores trabalham seguindo tais orientações de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Práticas de ensino; PCN de Geografia.
1. INTRODUÇÃO
Diante das discussões acerca do objeto de estudo da Geografia, ainda hoje não se sabe ao certo qual esse objeto, devido a isso alguns professores não compreendem o ensino de Geografia como algo amplo que vai além do estudo dos lugares ou da superfície terrestre. De acordo com MORAES (1987, p.19) a Geografia é entendida “como a disciplina que estuda as relações do homem com o meio em que ele vive e as transformações que ele desenvolve,”. Tal afirmação nos leva a perceber que Geografia vem sendo trabalhada de forma fragmentada, das partes para o todo, não acentuando a importância de mostrar ao aluno que ele faz parte de um todo, que ele é um pedaço desse todo, que ele pertence ao espaço geográfico em que vive.
A partir destas reflexões realizamos este artigo objetivando analisar as práticas