psicologia
CURSO: Licenciatura em Matemática / 3º Período
01.Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
A relação é que eles se aproximam e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real. Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor. Quando um fruto cai da árvore é fato cotidiano, formular a lei da gravidade é fato científico. 02. Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia. Exemplo: sabemos que ao lançar um objeto pela janela ele tende a cair, não a subir.
03. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Menina histérica, rapaz complexado, ficar neurótico.
04. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Arte (emoção e sensibilidade), Religião (conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, mistérios, princípios morais), Filosofia (especulação sobre origem e significado da existência humana), Ciência (especialização do reconhecimento ao longo dos tempos) e Senso comum (conhecimento acumulado no dia-a-dia). 05. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.
06. Por que a subjetividade não é inata?
Ela se constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e é ativa a sua construção. O homem constrói e transforma a si próprio.
07. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?
Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos.
08. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de