Psicologia
Um ano antes, em Salesburgo, já havia ocorrido o primeiro congresso psicanalítico internacional, mas nem por isso bem recebido pelos estudiosos da época. Pois seus relatos acerca da sexualidade na etilogia das neuroses eram sempre vistos com preconceitos e cercados por uma barreira moralista. No decorrer de suas exposições Freud afirmava não se espantar com a aparente não aceitação de seu estudo. Compreendia que iam romper com o que a sociedade chama de moral.
Em certos momentos Freud afirma inclusive que ele mesmo ficou muito surpreso com suas descobertas e no inicio se sentia inclinado a não aceita-lás.Porem não se podia negar os fatos. Seus estudos e descobertas, apesar de polemicas, correspondiam sim a verdade. Mesmo o mais conservado dos indivíduos não pode negar a veracidade das teorias freudianas.
As apresentações de Freud podem ser divididas em cinco lições. Cada uma relata um diferente momento da trajetória de seus estudos e as descobertas decorrentes dos mesmos. Após as apresentações preliminares Freud inicia sua sequencia de exposições contando ao publico suas experiências com o Dr. Joseph Brewer. Sendo que, o próprio Freud, atribui ao referido, a origem da psicanalise. Freud expõe aos ouvintes sua primeira experiência com uma paciente que sofria de moléstia decorrente de problemas psíquicos. A paciente do Dr Brewer uma jovem de 21 anos manifestava uma serie de perturbações físicas e psíquicas. Sofria de paralisia em um lado do corpo, esquecimento e não compreensão da língua materna, tosse nervosa e intensa, repudia em beber agua e alteração total de personalidade. Era, portanto um caso grave que necessitava de tratamento