psicologia
CURSO DE PISICOLOGIA
LORENA DA SILVA BOREL
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA
2012
Observação
Conclui que a observação foi não participante, pois o pesquisador se manteve na posição de observador, e não deixou se envolver. Transtorno depressivo é significativamente, mas prevalentes indivíduos com condições médicas do que na população.
Além da maior prevalência a presença da depressão aumenta a mobilidade e a mobilidade associada a condições médicas.
DESCRIÇÃO.
Em relação a associação entre diabetes e depressão, estudos prospectivos mostraram que a presença da depressão pode aumentar de 40% até dobrar o risco para surgimento do diabete tipo1.
Pelo menos em parte esse risco deve-se a depressão comprometer fatores ligados ao estilo de vida hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo.
ANÁLISE.
O enfoque fisiopatológico tem trazido significante contribuição para o conhecimento dos mecanismos que explicam a associação entre a depressão e condições médicas.
Mesmo para os diabetes, ao lado do impacto psicológico de corrente do descontrole glicêmico, uma linha de pesquisa promissória é a investigação do comprometimento do sistema nervoso central pelo diabetes com possível mecanismo para explicar a associação com a depressão.
SINTESE.
Inicialmente pacientes com doenças cardíacas eram excluídos de ensaios clínicos pelo risco cardiovascular dos antidepressivos tricíclicos, recentemente existe um interesse em se investigar não apenas a eficácia como também a perspectiva de melhora do prognostico cardiovascular com a terapia antidepressiva.