psicologia
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA PESQUISA EM PSICOLOGIA I
PROFESSOR JOSÉ DIMAS
MARCELA SASSI
JOVENS VICIADOS EM INTERNET TENDEM A TER DEPRESSÃO.
Florianópolis/SC
2013
Título: Jovens viciados em internet tendem a ter depressão.
Justificativa:
Este trabalho pretende verificar se os jovens que usam a internet excessivamente tendem a ter depressão. A tendência sugere que a web esta, cada vez mais se tornando um forte concorrente a outros tipos de atividades de lazer. Crianças e adolescentes estão cada vez mais habituados a usar a internet, e por muitas horas, preocupados, os pais buscam alternativas para lidar com os jovens compulsivos por internet. Quando os jovens entram na internet eles podem ser qualquer coisa que queiram ser, ou seja, se tem um jovem que é muito tímido na vida social ele pode tornar-se uma pessoa diferente, mais comunicativa, pois consegue se mascarar, e com isso pode gostar mais do que é dentro da internet do que é fora dela.
O fato é que a internet proporciona um prazer quase imediato, ativando um sistema de recompensa no cérebro que estimula o usuário a querer repetir a sensação. "A web seduz o homem contemporâneo que busca a se satisfazer com rapidez e facilidade. A 'recreação' está disponível a qualquer momento e na intensidade que desejar, e assim ele dribla o mal-estar imposto pela realidade. Além de sacrificar as relações e interações pessoais e se tornar refém de uma máquina que despeja imagens, jogos e soluções velozes", reflete Araceli Albino, psicanalista e doutora em psicologia, presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo. ( Rosana Faria de Freitas, 2013).
O uso excessivo da internet desgasta a mielina, uma substância que cobre e protege as fibras neuronais, segundo o professor Lei Hao, do Instituto de Física e Matemática de Wuhan, um dos autores do