Psicologia
Em seu trabalho com os pacientes o psicólogo clínico deverá utilizar uma abordagem psicológica para desenvolver suas atividades. Dentre elas podem-se citar as abordagens comportamental, a psicanálise, a gestalt, dentre outras, estando as técnicas e os métodos vinculados a essas abordagens.
Na psicologia clínica pode-se desenvolver atividades de psicoterapia individual ou coletiva, atendendo um público que compreende desde bebês até idosos. Além disso também é possível realizar aconselhamento psicológico, orientação familiar, orientação vocacional e psicodiagnóstico. As atribuições do psicólogo clínico não se limitam à uma perspectiva curativa (aspectos psicopatológicos) mas também relacionam-se a prevenção, redução das situações de risco e a melhoria da qualidade de vida.
A intervenção de um psicólogo clínico começa pela observação (psicológica), em que o psicólogo utiliza testes que ajudam a perceber o que se passa com o paciente mas, em contrapartida, esses testes prejudicam a relação psicólogo-paciente, pois não permitem o aprofundamento da mesma. De seguida segue-se o diagnóstico que é fundamental para a escolha do tratamento. O método que o psicólogo utiliza pode também basear-se numa "conversa" com o paciente permitindo que o paciente tenha confiança no profissional que tem à sua frente. Os principais objectivos da psicologia clínica são: evitar o desenvolvimento e/ou agravamento das