Psicologia
Interesse: campo de conhecimento da psicologia social, definida como sendo a ciência que estuda os comportamentos dos seres humanos dentro da esfera social, por ela influenciados, mas igualmente reagindo a ela e transformando-a. entender suas reações frente a determinadas intervenções na área da saúde: dor, medo, receio, repulsa, aceitação, etc... e também em sua vida social. Logo, a psicologia analisa aspectos motrizes (andar, falar, etc...), cognitivos (perceber, pensar, lembrar, etc...) e afetivo-emocionais (chorar, rir, estar triste ou alegre, ter medo ou raiva, etc...). psicologia da saúde - motivação humana.
A motivação é fundamental para o trabalho em saúde visto que toda a prática educativa está centrada na motivação, que é a propulsora da ação e da consequente mudança de atitude ou comportamento em relação à saúde e aos demais aspectos da vida social.
Um aspecto importante é a questão do relacionamento humano ; a forma de “acolhimento” do ser humano, bem como a maneira como ele é ouvido, tratado e respeitado em seus problemas de saúde faz o diferencial entre o profissional que tem conhecimentos de ciências da conduta daquele que acredita que o que importa é o “tratamento” (visão puramente biologicista da saúde), ou a anotação das condições encontradas na cavidade bucal, esquecendo-se que o paciente é um ser humano como ele próprio.