embriologia de aves
As aves constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.000 espécies de aves no mundo. As aves conquistaram o meio terrestre de modo muito mais eficiente que os répteis. A principal característica que permitiu essa conquista foi, sem dúvida, a homeotermia, a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante à custa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células.Essa característica permitiu às aves, juntamente com os mamíferos, a invasão de qualquer ambiente terrestre, inclusive os permanentemente gelados, até então não ocupados pelos outros vertebrados. As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande porte como o avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.
Estratégias de acasalamento
Os sinais corretos e as manifestações elegantes entre os animais que fazem a corte são essenciais para conseguir um acasalamento. Algumas aves fazem casais para a vida toda, outras trocam de parceiro todo ano, outras ainda tem diversos parceiros. Algumas espécies usam o mesmo ninho sempre, outras trocam de ninho toda vez. Algumas constroem os próprios ninhos, outras preferem ninhos usados, enfim, cada espécie tem seu próprio modo de agir, e alguns são bastante inusitados. Algumas procuram parcerias para criar os filhotes, outras trocam acasalamento por presentes, e ha aquelas que escolham o parceiro pelo ninho.
Reprodução
As aves se reproduzem botando ovos (mais uma herança dos répteis) que são invariavelmente cobertos por uma casca (às vezes dura e às vezes mole), sendo diferente dos repteis que às vezes dão a luz a seus filhotes. Para chocarem seus ovos elas utilizam seus próprios