FORMAÇÃO ECONÔMICO BRASILEIRA
MATR:
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Quais as principais diferenças entre o sistema de parceria e o sistema de colonato na utilização do imigrante na produção exportadora de café no Brasil? (3,0 pontos)
Estes sistemas foram criados para os trabalhos dos imigrantes europeus no Brasil:
No sistema de parceria pedaços de terras eram cedidos pelos fazendeiros aos imigrantes e estes por sua vez deveriam plantar e dividir os lucros com a venda do café e de todos os outros produtos. Os fazendeiros ainda transferiam todas as despesas para a obtenção do trabalho imigrante para os próprios trabalhadores, em consequência, os imigrantes não podiam deixar as fazendas antes de pagar todas as dívidas pendentes.
O sistema do Colonato surgiu para conter os gastos dos imigrantes e assim seus salários superarem suas dívidas. Foi um sistema misto de remuneração: podia ser por tarefa e por produção. O colono passa a receber um pequeno salário anual para cuidar de um certo número de pés de café e no final da colheita, o colono recebia um outro salário. Além do salário, o imigrante tinha a sua disposição terras, onde cultivavam alimentos para si.
2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos)
Para conseguir deter a desvalorização cambial, Campos Sales se utilizou de medidas como a assinatura do II Funding Loan negociando assim a consolidação da dívida externa brasileira com novas condições de pagamento e conseguiu definir uma trajetória de saneamento monetário capaz de valorizar a moeda nacional; e mais, retirou de circulação moedas no valor equivalente a dívida a ser paga e reduziu o déficit, também aplicou novamente a tarifa-ouro para garantir a receita em moeda estrangeira para o governo. Em consequência, o câmbio foi efetivamente valorizado e