Contabilidade Social resumo P Johnson
Pedro Cezar Johnson Rodrigues de Britto
Professor: Gregorio Stukart
Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro, de John Maynard Keynes:
É a partir da TEORIA Geral de Keynes que ganham contornos definitivos os conceitos fundamentais da contabilidade social, bem como a existência de identidades no nível macro e a relação entre os diferentes agregados. Partidas Dobradas: O princípio das partidas dobradas reza que, a um lançamento a débito, deve sempre corresponder a um outro de mesmo valor a crédito.
O equilíbrio interno refere-se à exigência de igualdade entre o valor do débito e do crédito em cada uma das contas, enquanto o externo implica a necessidade de equilíbrio entre todas as contas do sistema.
As contas nacionais podem ser tomadas como as contas de uma grande empresa, que é o país.
Naturalmente o Balanço e o Demonstrativo do Resultado são modificados para apresentar as características mais importantes da economia do país e não o lucro que é o principal interesse da empresa.
A contabilidade social moderna engloba:
a)
b)
c)
d)
O sistema de contas nacionais;
O balanço de pagamentos;
As contas do sistema monetário;
Os indicadores sociais.
Problema de Agregação: Como somar toneladas de banana, cabeças de gado, automóveis e horas/aula de economia? Usa-se o conceito de valor que usa a moeda ou dinheiro como unidade de medida.
No sistema econômico em que vivemos tudo pode ser avaliado monetariamente, de modo que toda a imensa gama de diferentes bens e serviços de uma economia é capaz de produzir pode ser transformada em algo de mesma substância, ou seja, moeda ou dinheiro.
Identidades:
VENDA COMPRA
A troca implica, portanto, duas operações, que são o inverso uma da outra – o comprador troca $10 por uma camisa e o vendedor troca uma camisa por 10 –, mas que, do ponto de vista analítico, conformam uma identidade, já que uma não pode existir sem a outra.
Trocas financeiras:
Entrega dinheiro em troca de um título;
Promete pagar em