Psicologia
Disciplina de Psicologia – Módulo 5
Aprender a aprender
Trabalho realizado por:
Rafael Oliveira 11ºC Nº9
Estilos de pensamento e estilos de aprendizagem Existem dois estilos cognitivos principais: dependente e independente de campo. As pessoas que possuem estilos dependentes de campo percebem o mundo de forma global e preferem atividades onde possam ter maiores possibilidades de relacionamento interpessoal. Por outro lado, as pessoas com estilos independentes de campo são mais analíticas, preferindo obter detalhes sobre as informações e atividades onde possam trabalhar sozinhas.
Aprendizagem pela descoberta
A aprendizagem pela descoberta visa a construção partilhada de conhecimento através da pesquisa de dados e de informação. Quando aprendem pela descoberta, os estudantes recolhem informação, experimentam, manipulam variáveis, recorrem, enfim, a processos cognitivos.
Ativação cognitiva e aprendizagem
Cada pessoa tem uma forma muito particular de perceber, registar e transmitir a informação. Informação dos livros, das provas, dos professores, dos colegas, como ele a transforma na sua própria informação e no seu próprio conhecimento e como transmite esse conhecimento. Através desta informação conseguimos saber porque é que existem dificuldades na aprendizagem: é que, por vezes, o discurso do professor não é o mesmo discurso que o aluno descodifica.
Gestão de tempo e do espaço de espaço de estudo
O tempo é um dos fatores principais a ter em conta na organização do estudo. A sua utilização adequada contribui eficazmente para o sucesso académico. Contudo, existe uma enorme dificuldade em compatibilizar a atividade de estudante com atividades tão diversas como: desporto, hobbies, relações interpessoais, trabalho em part-time, entre outras, que assumem uma grande importância para o nosso equilíbrio pessoal e sentimento de realização. O planeamento adequado das atividades