PSICOLOGIA
4 anos
A criança é capaz de reproduzir pequenas seqüências de fatos e/ou histórias.
No período dos 2 aos 5 anos, a linguagem, principalmente, o vocabulário, tem o seu desenvolvimento mais impressionante, podendo aumentar de 50 – 100 palavras para mais de 2000.
Até os 5 anos de idade a criança deverá ser capaz de produzir todos os sons da língua portuguesa, de maneira adequada e significando coerentemente os conteúdos de sua expressão oral (a partir do contexto em que está inserida).
A partir desse período, a criança detém-se à ampliação do vocabulário e à aquisição de estruturas mais complexas da linguagem. Percebe-se um grande investimento na representação gráfica, o que facilitará, em seguida, a aquisição da língua escrita, sendo de grande importância a estimulação desta (o estímulo poderá ocorrer a partir de situações simples do cotidiano, por parte do adulto: leitura de placas na rua, nomes de lojas, outdors, dentre outros. O mais importante é que seja favorecido todo o contato possível com a escrita e a leitura).
****************************************************************************************************************************************************************
Desenvolvimento sócio – afetivo dos 4 aos 5 anos
As crianças gostam de atividades que envolvam o grupo, assim o fator afetivo dos relacionamentos inter pessoais expõem a criança a influências sociais mais amplas. Quando a criança visita a casa de um amigo ou quando está no horário escolar, as brincadeiras em grupo são muitas vezes um teste para as crianças na sua interação com os outros. Quando vence uma brincadeira, ou vence a disputa de um brinquedo, e principalmente como acontece na maior parte das vezes disputarem o mesmo brinquedo por simplesmente este ser uma novidade, nestas ocasiões, a criança que alcança o objetivo (e principalmente se a disputa passou despercebida de um adulto ou sem a intervenção mediadora de um adulto) sente-se realizada,