Conceitos Marxistas
Graduação em Relações Internacionais
Conceitos Centrais da Teoria Marxista
Amanda G. Pereira Zeidler
Fernanda Zloccowick Morais
Letícia Santos Oliveira
Tainá A. Oliveira Rosa
Belo Horizonte
2014
Dialética: “A importância do socialismo e do comunismo crítico-utópico guarda relação inversa com o desenvolvimento histórico. (...) Se, por um lado, os iniciadores desses sistemas eram revolucionários em muitos aspectos, por outro, suas escolas sempre dão origem a seitas reacionárias. Elas se aferram às velhas concepções de seus mestres em face do desenvolvimento histórico do proletariado. Procuram, assim, de novo e continuadamente, embotar a luta de classes e intermediar as oposições.” (Karl Marx e Friedrich Engels, O Manifesto do Partido Comunista - 1a edição, São Paulo: Penguin - Companhia das Letras- p.80-81)
Materialismo Histórico: “Até hoje, a história de toda sociedade é a história das lutas de classes. (...) em suma, opressores e oprimidos sempre estiveram em oposição, travando luta ininterrupta, ora velada, ora aberta, uma luta que sempre terminou ou com a reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou com o ocaso conjuntos das classes em luta.” (Ibid., p.44)
Modo de Produção: “A multiplicação dos meios de troca e das mercadorias em si – deram impulso jamais visto ao comércio, à navegação marítima e à indústria, conferindo, assim, rápido desenvolvimento ao elemento revolucionário na sociedade feudal em desintegração. (...) O lugar da manufatura foi ocupado pela grande indústria moderna; o do estamento médio industrial, pelos milionários da indústria, os chefes de exércitos industriais inteiros, os modernos burgueses.” (Ibid., p.45)
Meios de produção: “O mercado mundial deu ao comércio, à navegação marítima e às comunicações por terra entre os países desenvolvimento incomensurável. E esse desenvolvimento, por sua vez, retroagiu sobre a