Conceito marxista de ideologia
Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, contudo, nos limitaremos a tratá-la enquanto um “Conjunto de ideias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade”.
O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real.
Desenvolvimento
Através da ideologia, são construídos (produzidos) imaginários e lógicas de identificação social cuja função seria escamotear o conflito (entre as classes sociais), dissimular a dominação e ocultar a presença do particular, dando-lhe a aparência de universal.
Nesse sentido, a ideologia tem funções como a de preservar a dominação de classes apresentando uma explicação apaziguadora para as diferenças sociais. Seu objetivo é evitar o conflito aberto entre dominadores e dominados. A ideologia, portanto, seria uma forma de consciência, mas uma consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumentos de hegemonia.
Ideologia é o conjunto de representações e ideais, bem como de normas de conduta, por meio das quais o individuo é levado a pensar ,sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade torna-se uma distorção dela quando camufla os conflitos existentes no seio da sociedade, ao apresentá-la uma e harmônica, como se todos os indivíduos partilhassem dos mesmos interesses e ideais
Portanto, a ideologia: * Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir; * Determina a relação entre os indivíduos e as condições de existência deles, adaptando-os às tarefas prefixadas pela sociedade; * Camufla as diferenças de classe e