psicologia
PROFESSOR: Roberto Righi
ALUNO: Eunice Elias de Souza Santos
CURSO: Serviço Social – 3° Período
1. Para entendermos a Psicologia Social devemos compreender como são produzidas as ATITUDES e a MUDANÇAS de ATITUDES. Explique essas produções e extraia do filme exemplos de como isso ocorre. (2,5 pontos)
R: As ATITUDES são produzidas nos indivíduos a partir da organização de informações que são adquiridas pela percepção que estes têm do meio social que estão inseridos e dos outros que compõe este meio, essa informações são relacionadas com afetos positivos ou negativos, desenvolvendo predisposições para uma ação favorável ou desfavorável quanto às pessoas e aos objetos que estão presentes no se convívio e meio social. Estas informações contêm uma forte carga afetiva, predispondo o individuo a determinada ação, ou melhor, ao comportamento. As MUDANÇAS de ATITUDES são produzidas através de novas informações, novos afetos, comportamentos e situações que o individuo fica exposto. Ainda pode ser dito que, quando surgi um descobrimento de algo que pode levar a melhora do individuo em relação a sua saúde ou signifique melhora em algum aspecto de vida e este pode mudar a atitude em relação a determinado objeto. Existem ainda as possibilidades de mudanças de atitudes quando o individuo depara com a obrigação de se comportar em desacordo com uma atitude negativa já existente, levando a um comportamento positivo que permita uma mudança para uma atitude positiva, ex. convívio com pessoas que não se dão bem, havendo uma obrigatoriedade de encontro regularmente, busca-se um bom relacionamento a fim de minimizar atritos, levando a interesse de descobrir qualidades boas nestas pessoas.
No filme Deus da carnificina, um jovem agrediu o colega com violenta ação que da o entendimento de que foi a partir de sua percepção do meio social que foi cheio de afeto negativo, levando o a uma ação desfavorável, e pode ser visto a atitude