Psicologia
CAMPUS VII – Senhor do Bonfim
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Psicologia Organizacional
Prof. Gilberto
Aluno: João Paulo Dias de Sena
Turma: 2012.2
FICHAMENTO
“Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia.”
Senhor do Bonfim, Bahia - 2012
“A psicologia ou as psicologias” – Cap. 1.
“Usamos o termo psicologia no cotidiano com vários sentidos.” (pag.16)
“Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas, em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia.” (pag.16)
“A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.” (pag.16)
“Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela (...). O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.” (pag. 16 e 17)
“Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado de senso comum” (pag. 18)
“Esse conhecimento de senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular de conhecimentos produzidos pelos outros setores do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.” (pag. 18)
“Com o tempo, esse tipo de conhecimento foi-se especializando cada vez mais, até atingir o nível de sofisticação que permitiu ao ser humano conquistar o espaço sideral. A esse tipo de conhecimento chamamos de ciência.” (pag.19)
“(...) o senso comum e a ciência comum não são as únicas formas de conhecimento que o homem apresenta para descobrir e interpretar a realidade.” (pag.19)
“Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do